MELHORANDO A COMUNICAÇÃO

A comunicação pode ser a chave do sucesso em diversos aspectos da sua vida, desde o pessoal até o profissional. Para muitas pessoas, a timidez ainda atrapalha os desenvolvimentos interpessoais.

Será que existe uma solução para isso? Bem, você pode melhorar a sua comunicação com algumas dicas bem práticas, que são facilmente aplicáveis ao seu dia a dia.

Quer saber quais são e começar a se comunicar melhor com as pessoas ainda hoje? Então veja as dicas a seguir e saiba como isso é possível:

Melhorando a comunicação pessoal

Evite gesticular

Se você é do tipo bem tímido, então é provável que em situações que você precise estar em diálogo, você passe a gesticular e se movimentar sem parar. Tente se mover com menos velocidade e manter as suas mãos sempre próximas ao seu corpo.

Pratique a leitura em voz alta

Quando o nervosismo toma conta, é normal trocar palavras e gaguejar, mas quando você ganha confiança no seu discurso, isso pode ir diminuindo com o tempo. Portanto, leia livros ou matérias sempre em voz alta.

Esteja atento à velocidade do seu discurso

Sabemos que é uma característica bastante regional falar depressa. O problema é que isso impede com que falemos claramente as palavras, então para ser melhor compreendido, fale em um tempo adequado.

Saiba ouvir

Obviamente a maneira como você se coloca discurso é importante, porém a maneira que você se coloca como ouvinte também é. A comunicação é um viés de dois lados.

Seja objetivo

Enga-se quem pensa que falar bem é falar muito. O ideal é que você possa colocar as suas ideias e pensamentos de uma maneira compreensível, ou seja, sem muita enrolação.

Melhorando a comunicação profissional

Exercite o poder argumentativo

É fundamental diferenciar o seu poder argumentativo de ser ma educado. Como mencionado acima, escute e coloque os seus pontos de vista sabendo defendê-los.

Aposte na comunicação pessoal

Para evitar desvio de objetivo e até a própria comunicação presencial, muita gente prefere mandar e-mails. Tente arriscar uma conversa pessoal em um ambiente adequada para falar o que deseja.

Utilize as mídias sociais

Hoje em dia, a tecnologia também faz parte dos nossos processos de comunicação, então o funcionário que quer desenvolver as relações interpessoais pode usar as mídias sociais para se informar e informar sobre a empresa.

Esteja por dentro dos debates da empresa

Nada mais incômodo do que se sentir por fora em uma conversa. Então esteja sempre participando dos diálogos que sejam de seu interesse.

Conheça seus colegas de trabalho

O ambiente de trabalho é um lugar único, em que o respeito deve existir. Por isso, conheça os seus colegas de equipe para saber a melhor forma de falar com cada um deles.