Não tenho experiência profissional: O que fazer?

Para quem está começando no mercado de trabalho agora, muitas dificuldades podem ficar em evidência. Uma das maiores questões para os novatos em busca de emprego é a falta de experiência para assumir os cargos. Mas você sabia que é possível começar a sua carreira mesmo sem muito peso no currículo?

Para quem está na disputa de um bom emprego no mercado de trabalho, já deve ter notado que os currículos com mais experiência sempre se destacam. Então, como é possível ingressar nesse ramo sem nunca ter trabalhado?

O Governo Federal em parceria com outras instituições promoveu a criação do Programa Jovem Aprendiz, uma inciativa que tem como objetivo capacitar jovens e dar a primeira oportunidade de emprego.

O programa possibilitou a elaboração de uma nova categoria de emprego, com um contrato bastante específico. De acordo com o regulamento do Jovem Aprendiz, o mesmo pode trabalhar, no máximo, por até 6 horas diárias.

Além disso, a empresa deverá oferecer capacitação adequada para que o contratado desenvolva habilidades necessárias para exercer seu cargo. O mesmo também não deve cumprir outras funções que não estiverem sido acordadas em contrato.

Veja oportunidades em: https://jovemaprendiz2020.inf.br/

Muitas empresas oferecem a oportunidade de trabalhar como Jovem Aprendiz, destinando uma porcentagem de suas vagas para essa categoria de trabalhadores.

É possível, por exemplo, atuar como Jovem Aprendiz Caixa 2020exercendo funções em uma das maiores instituições financeiras do país.

Outros bancos como o Banco do Brasil e o Bradesco também disponibilizam algumas vagas. E as vagas não ficam limitadas somente para instituições financeiras, grandes empresas como a Riachuelo e as Lojas Americanas também promovem a ideia.

Essas empresas devem destinar uma porcentagem de suas vagas para este público, dando oportunidade do primeiro emprego para diversos jovens.

Uma outra opção para quem quer se destacar e começar sua carreira no mercado de trabalho, é atuar nas empresas na categoria de estagiário.

Mas é importante ressaltar que diferente do Jovem Aprendiz, que pode começar a atuar no mercado desde o ensino médio, o estagiário só poderá ser contratado pela empresa se estiver cursando nível superior.

Assim como a atuação do Jovem Aprendiz, o trabalho do estagiário também será regido por regras de contrato bem específicas, levando em consideração a carga horário de seu curso.

Existem algumas opções para você começar a sua carreira, mesmo sem muita experiência. Esteja tento a distribuição de vagas e se inscreva nos programas para concorrer as vagas!