Vale a pena estudar edificações antes de engenharia civil?

O mercado atual exige muito dos profissionais e por isso, todo mundo precisa pensar bastante antes de começar uma graduação. Para as áreas que envolvem construção, como é o caso de edificações e engenharia civil, a grande dúvida dos estudantes é se vale a pena fazer um seguido do outro. Para entender melhor o objetivo desses cursos e saber se eles poderão se encaixar no seu perfil acadêmico, leia o texto a seguir:

O que é o curso de Edificações?

Antes de decidir se você vai cursar edificações antes de engenharia ou não, é interessante entender um pouco mais sobre essa formação. Em primeiro lugar, ela está bem popular a nível técnico.

Cada vez mais estudantes estão procurando por cursos técnicos e por isso, muito em breve existirão técnicos de edificações atuando em diversas empresas.

No geral, o objetivo desse curso será preparar o profissional para projetar e colocar em prática as obras que foram elaboradas em projeto dentro das medidas legais esperadas.

Esse profissional deverá igualmente estar apto a verificar o material e escolher o melhor entre eles, além de propor técnicas de construção mais válidas para cada tipo de obra.

O que é o curso de Engenharia Civil?

Como você conferiu, o profissional de edificações tem funções bem específicas e totalmente voltadas para o mercado de trabalho em si. Enquanto isso, o curso de engenharia civil é mais amplo, abrangendo outras capacidades dos estudantes.

Em primeiro lugar, vale mencionar que a pessoa formada em engenharia civil deve estar capacitada a participar de todos os processos da construção, desde a projeção até a execução do projeto em si.

As possibilidades de construção, nesse caso, também são mais amplos pois não se limitam a prédios e casas. O profissional da área também deve saber projetar pontes, viadutos, estradas, entre outros.

Vale a pena cursar Edificações antes?

O curso de edificações pode ser bastante introdutório para a área de construção e ele vai valer muito a pena sim, dependendo de alguns fatores. Você sabia que pode cursar a capacitação sem pagar nada através do SENAI SP 2020?

Nesse caso, o curso apresentará ainda mais vantagens para o estudante e ainda deixará o seu currículo mais interessante para o mercado de trabalho.

O mesmo pode ser dito para quando o estudante ainda não tem certeza quanto a área que quer atuar, pois o curso técnico em edificações dura apenas dois anos, sendo muito vantajoso.